Como criar um recanto de pássaros sustentável no seu Jardim

Não há nada melhor do que se deparar com pássaros passeando por seu jardim. Além de trazer vida e beleza para seu ambiente e deixar a natureza mais pertinho de você, eles ainda te ajudam na polinização e contribuem para deixar seu jardim repleto de flores!

E quanto mais florido, mais pássaros virão e tornarão seu refúgio particular ainda mais especial. 

Nossa conversa de hoje é justamente para te ajudar na missão de fazer do seu jardim um lugar mais atrativo para esses animais com o apoio de fontes aquáticas.

As fontes de água são uma ótima opção para seu jardim. Além de ser um item clássico de decoração, elas ainda servem para saciar a sede de diversos animais. E ao contrário do que muitos pensam, você não precisa gastar uma fortuna para ter a sua.  

Monte sua própria fonte com  pedras.

É mais fácil do que parece. Você vai precisar de: 


-Uma bacia de cerâmica de no mínimo 8 cm de profundidade;

-Pedras - quanto mais, melhor. Pode ser o tipo que você preferir;

-Singônio: uma plantinha super comum que trará um charme para nossa fonte;

-Uma bomba de água (também usada em aquários) de 170 litros por hora;

-Uma mangueira de cerca de 15 cm (usada para medir o nível de construções civis) 


Pronto! Apesar de diferentes, esses materiais são fáceis de ser encontrados e o preço é bem acessível. Vamos para a montagem: 


1 - Posicione a bomba no centro do vaso de cerâmica;

2 - Encaixe a mangueira na bomba de água;

3 - Posicione as pedras em volta da bomba e da mangueira, de modo a esconder essa estrutura 

4 - Encaixe os ramos do singônio em meio às pedras 

5 - Coloque água até que a bomba de água fique completamente submersa.


E pronto! Agora é só posicioná-la em seu jardim e esperar para ouvir diariamente o canto dos pássaros. 

Você pode ver o passo a passo da montagem da fonte neste link:

https://www.youtube.com/watch?v=MXuqyBpkeoY

Fontes no chão são uma ótima opção.

Quem tem crianças ou animais grandes em casa e quer evitar que sua fonte se despedace no chão, uma excelente alternativa é já colocá-la diretamente no solo do seu jardim. 

Esse estilo de decoração é ainda mais clássico, remetendo aos famosos chafarizes fixos bastante comuns na Europa. 

Para trazer esse ar europeu para dentro de sua casa, o processo é bem semelhante ao que ensinamos anteriormente. A diferença aqui é que na hora de posicionar a fonte em seu jardim, você deve fazer um buraco chão. 


Para isso, recomendamos que você aplique uma camada de tinta impermeabilizadora tanto no exterior quanto no interior do vaso de cerâmica, evitando assim que a água passe da fonte para o solo. 

Outra dica importante é que, ao invés de usar o singônio, que é uma planta pendente, você use plantas verticais para decorar sua fonte. Um ótimo exemplo é o Lambari roxo, que traz ainda mais cor para seu jardim. 

Pra quem gosta de facilidade - é só instalar.

A tecnologia não ia te deixar na mão bem agora, né? Caso você goste de praticidade, uma ótima opção são as fontes solares, como a Bellagio.  

Para instalá-las, você precisa ter a estrutura da sua fonte já montada - pode ser a de vaso de cerâmica, como te ensinamos ou as fontes tradicionais.  


O diferencial aqui são principalmente esses dois:


1 - Ela utiliza energia solar para funcionar, diferente das bombas de aquário que necessitam de energia elétrica. Isso além de baratear sua conta de luz no fim do mês, ainda ajuda o meio ambiente, já que não emite nenhum gás na atmosfera. Legal, né?


2- Além de fonte, ela também será uma iluminação para seu jardim! Isso mesmo, a Bellagio conta com um sistema de luz super divertido que deixa sua fonte totalmente iluminada, ainda utilizando a energia solar.  

É um show de tecnologia em seu jardim! 

Bom, independentemente da opção que você escolher, saiba que com uma fonte em seu jardim é apenas uma questão de tempo para que ele se torne o lugar favorito dos pássaros que moram na sua região. 

E com isso, é contar os dias até que eles descubram esse refúgio e te visitem frequentemente, alegrando e trazendo ainda mais vida para esse seu espaço que é tão especial. 


Nós desejamos  que depois da nossa ajudinha, você finalmente tire esse projeto do papel e realize o sonho de ter um Santuário de Pássaros em sua própria casa!