Quando o assunto são plantas, não tem jeito: nem que seja por uma simples suculenta, você se apaixona e quando vê, já está pensando na próxima plantinha que fará parte da sua coleção!
Nos últimos anos esse cultivo ficou cada vez mais popular e justamente por isso, vários acessórios e enfeites foram criados para destacar ainda mais a beleza, a cor e a alegria que essas plantas trazem para dentro de nossas casas.
Existe moda para todo gosto e pra te ajudar a descobrir o seu, separamos 5 itens que, com toda certeza, serão uma adição que valorizará ainda mais cada uma das suas plantinhas!
1 - Cachepot de tecido
Essa tendência é simplesmente perfeita para quem gosta de toques mais elaborados na decoração. Os cachepots são um enfeite feitos dos mais variados tecidos e estampas, desde as lisas, para ambientes mais sérios, até as mais divertidas, para ambientes mais descontraídos.
E aqui não tem erro: basta escolher o seu favorito e acertar na decoração.
Vale lembrar que, apesar do formato ser parecido, eles não são vasos e devem ser usados apenas para abrigar o vaso original da planta, como uma espécie de “roupa” para nós.
Uma dica importante aqui é que você sempre use, além do vaso, um prato dentro do cachepot, evitando que o excesso de água da rega molhe toda a peça.
2 - Cachepot de cerâmica

Mais uma tendência que atende todos os gostos e estilos. Os cachepot de cerâmica são super divertidos: você pode cultivar suas plantas em caveiras, rostos femininos, carinhas de bichinhos… Quer destaque maior do que isso?
Você pode escolher os de formato tradicional e ousar um pouco mais na cor, ou os que usam cores neutras e se diferenciam na forma! Ou então, por que não cores e formatos ousados?
A verdade é que quando o assunto são os cachepots de cerâmica, quem dita as regras é você e justamente por isso, as opções são extremamente amplas e divertidas.
Assim como os de tecido, os cachepots de cerâmica também devem ser usados como uma “roupa” do vaso original da sua planta, viu?
3 - Adornos divertidos

Apesar de ser um acessório mais comum, existem diversas possibilidades e são elas que trarão originalidade e destaque para cada uma das suas plantinhas.
Os adornos que falamos aqui são enfeites feitos dos mais diversos materiais (do plástico à cerâmica) que são acoplados à uma estrutura, normalmente de ferro, que é fincada na terra de cultivo. Você com certeza já deve ter visto ou até mesmo tido um desses, né?
A dica aqui é ousar na escolha! Por que não escolher adornos que representem os personagens da sua série favorita? Ou então, o seu ser mágico preferido, como fadas ou duendes?
Além de ser um divertimento, ainda é uma forma bem original de expor sua personalidade para todos que visitem sua casa, além de colorir suas plantinhas e atrair visita de pássaros e insetos que ajudam na perpetuação das espécies de plantas.
4 - Iluminação
Claro que esse item não pode ficar de fora! A iluminação é uma forma 100% efetiva de trazer muita originalidade e modernidade para suas plantinhas.
Nossa dica é que você sempre escolha luminárias solares. Além de ser uma super economia para sua conta de luz no fim do mês, elas ainda são sustentáveis, já que não emitem nenhum tipo de gás na atmosfera - ótimo tanto para você quanto para a natureza.
E aqui você pode seguir duas principais linhas:
A primeira é a iluminação solar grande e normalmente fixa, como o Luminax.
Uma luminária de fácil instalação que pode ser usada para criar um caminho de luz entre suas plantas ou apenas iluminá-las de maneira aleatória. Ela funciona super bem para locais que recebem as plantas diretamente no solo, como um jardim fixo.
Já a segunda linha é a iluminação solar pequena e mais delicada, feita para enfeitar suas plantas que ficam em vasos menores e isolados uns dos outros. Elas podem ser usadas na folhagem ou diretamente na terra - em ambos os casos, o efeito é de tirar o fôlego.
5 - Combinação de plantas
Um clássico que por sua beleza, nunca sai de moda! Um jeito bem legal e simples de destacar suas plantas: combinando-as no mesmo vaso ou espaço.
Sim, plantas que possuem os mesmos “gostos” de rega e iluminação podem ser cultivadas no mesmo vaso. Isso cria um contraste lindo de cores e ainda protege suas plantas contra a infestação de pragas específicas de certas espécies.
Você pode fazer combinações que vão desde variações de uma mesma espécie, como é o caso da jibóia verde com a jibóia neon e também, dos combos de suculentas, ou então em duas espécies diferentes, como é o caso do Lambari Roxo com as Avencas.
Em ambos os modos, a combinação é um jeito bem simples e efetivo de dar um toque diferente para suas plantinhas.
Difícil escolher só um, né? Por isso, nossa dica final é que você aposte nas plantas de fácil cultivo, aumente sua coleção e escolha uma forma diferente para cada um de seus vasos. Assim a originalidade da sua área verde é 100% garantida e suas plantas trarão ainda mais diversão e leveza para sua casa - e não tem coisa melhor do que isso, concorda?